Uol

Pages

domingo, 15 de maio de 2011

Queimadura de água viva...




Recentemente em uma praia do litoral Catarinense fui queimado por uma água viva, descobri o quanto isso doi, a vontade foi de imediato correr para fora da água, a dor é cabuloza, sinistra mesmo, pois, na realidade é uma queimadura, algumas vezes bem feia, principalmente se a vítima for alérgica.

Pois bem procurando algumas respostas para este meu problema encontrei na net uma informação que julguei ser bem útil, no sie O Globo.

- É importante procurar atendimento médico imediatamente, já que o veneno da água-viva pode causar reações alérgicas - explica a dermatologista Márcia Ramos e Silva, chefe do setor de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eu não tive nenhuma reação alérgica, mas doeu pacas...

Ela ensina um passo-a-passo do que deve ser feito para tratar das queimaduras de água-viva:

- Saia da água imediatamente - As espécies encontradas no litoral brasileiro não costumam ser tão venenosas, mas algumas pessoas podem sofrer com reações alérgicas fortes em apenas alguns segundos e correr o risco de afogamento.

Foi o que fiz, me mandei vai saber o tamanho do bicho?...

- Não encoste, esfregue ou coce a queimadura - Pernas e barriga são as áreas mais atingidas pela água viva, que, em contato com a pele, libera filamentos chamados de nematocistos. Quando a pessoa coça ou esfrega o ferimento, os cistos se rompem, liberando o veneno na pele.

Minha reação foi imediata, fiz tudo o que não devia ter feito, encostei esfreguei e ...

- Enxágüe a região queimada apenas com água salgada ou soro fisiológico gelado - A água doce rompe os cistos e ajuda a envenenar ainda mais a pele, assim como a água quente. Apesar de não ter comprovação científica, o vinagre, por ser ácido, também ajuda a fazer os cistos se soltarem da pele.

Água salgada até tinha em abundância mas ninguém sabia que era bom, soro eu nem imaginava, deve fazer parte do meu kit sobrevivencia para a próxima aventura.

- Urinar na queimadura não é uma boa idéia - Apesar da crendice popular ter um fundo de verdade (a acidez da urina ajudaria a eliminar os cistos), poucas pessoas têm a urina com o teor de acidez necessário para aliviar a dor. Melhor é lavar com água do mar.

Fechei com a doutora, cara eu não sei o que é pior, ser queimado ou ter que urinar em sí mesmo, antigamente, e põem antigamente eu até fazia nas calças ou nas fraudas, sem o menor pudor,e fazia aquela cara de satisfação, mas, agora, não me animei mesmo, ainda bem que não fiz... você acreditou? Meu, muito contrariado eu me mijei todo pra ver se passava a dor e não aliviou nada!

- Procure um médico se sentir dores de cabeça, enjôos, coceira ou muita dor - Isso pode ser sinal de alergia ao veneno ou intoxicação.

- Cuidado ao ajudar os outros- Muitas mães acabam se queimando ao ajudar seus filhos porque tocam na queimadura e acabam rompendo os cistos venenosos.

- Não use pomadas com cortisona ou outros medicamentos para queimaduras - Compressas geladas são a melhor forma de aliviar a dor depois da remoção dos cistos. Só use pomadas com recomendação médica e nunca coloque óleo, pasta de dente, manteiga ou gelo em cima da ferida.

- Se estiver com muita dor, tome um analgésico - A dor da queimadura varia de acordo com a espécie e a área atingida e costuma durar de 30 minutos a 24 horas.

- Proteja a pele nas semanas seguintes - Como a área vai estar mais sensível, proteja a região com filtro solar e cremes hidratantes, e evite a exposição solar para não ficar com manchas no local.

Bem... se você foi queimado por água viva, não se desespere, porém é muito importante seguir as dicas para prevenir qualquer problema, procure orientação médica imediatamente.

Grande abraço.

Fonte: O Globo

2 comentários:

Cecília disse...

Morro de medo de água viva!!

Robson Coelho disse...

Ent~ao s~ao dois hehehe...

Postar um comentário